quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

'Guarde seu coração


O provérbio de hoje diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração.” O coração é vital. A vida termina quando ele pára de bater. Mas não é do aspecto físico que o texto trata, é do coração como a fonte dos valores. Uma vida sem valores é uma vida sem sentido. Quando o coração está enfermo, seus valores são enfermos. Inverte-se tudo e tenta-se justificar as atitudes mais absurdas.

Todos os dias, peço a Deus para guardar o meu coração, porque sinto os ataques do inimigo para poluir a fonte de minha alma. Confesso que alguma vez fraquejei e o meu coração foi atingido. Senti minha vida escapar e me vi lutando, sem forças, para permanecer em pé. Nessas horas, como é bom saber que quem guarda o coração é Deus. Sem Ele, a autodisciplina, a cultura, o domínio próprio e o moralismo não conseguem defender a cidadela interior. E de que vale fingir que tudo anda bem, fazer de conta que sou bom, se lá dentro as águas estão envenenadas?

Guarde o coração da impureza.Tudo aquilo que não é puro deve ser confessado e abandonado. Podemos estar sujos sem perceber, pois fomos nos sujando aos poucos. Somos influenciados, principalmente, através daquilo que ouvimos e vemos. A Bíblia nos diz que a fé vem pelo OUVIR e o OUVIR pela Palavra de Deus. "Também diz que nossos olhos são a lâmpada do nosso corpo" (Mt 6.22, 23). Quanta coisa vem a nós pelos olhos! Temos duas portas de entrada que são os olhos e os ouvidos. Dessas portas, o material coletado vai para a mente para ser processado e se não cuidarmos, vai para o coração.


“Senhor, purifica meu o coração! Preciso guardar meu coração livre e incontaminado diante desse mundo louco e pervertido. Ele não deve ser produtor de invejas, maledicências, homicídios, enganos, fraudes etc. Meu coração precisa ser fonte de vida. ·· As pessoas que se aproximarem de mim precisam receber da vida que vem de Ti e que estará jorrando dessa fonte. ··Quero que meu coração seja uma ferramenta nas mãos do Teu Espírito Santo para que ele sinta compaixão através de mim. Que ele ame por meio da minha vida. Que ele se hospede em mim. Que ele se derrame para as pessoas através de mim como canal limpo e incontaminado, sempre, em todo o tempo. ··”.

Nenhum comentário: